Já trabalhei em algumas empresas e posso afirmar com certeza que dar e receber um feedback não é uma tarefa fácil.
A maioria das empresas não esta preparada para dar um feedback produtivo, muitas simplesmente chamam o funcionário para conversar e perguntam se esta tudo bem, pois o funcionário anda desmotivado e vem com uma ameaça informando que se o mesmo não melhorar corre o risco de perder seu emprego.
Isto não é um feedback!
Existem algumas regras básicas para se ter um bom feedback, tanto da parte da empresa quanto da parte do funcionário.
Primeiramente deve-se implantar na empresa um sistema de avaliação de desempenho periódico de acordo com a necessidade. Normalmente seis meses é um bom período.
Na avaliação deverão ser expostos os pontos positivos e negativos do funcionário, o que a empresa espera do mesmo, expor os planos futuros da empresa e as oportunidades. Esta é uma boa maneira de motivar o funcionário, mas sem exageros para não frustrar o funcionário futuramente.
Uma dica para a empresa é falar dos pontos fortes do funcionário sem ser genérico, pois isto aparenta que são frases feitas e que a empresa não sabe o que o funcionário faz realmente. A empresa deve mostrar que tem observado o bom trabalho do mesmo e que valoriza isto!
Depois de terminada esta primeira etapa da avaliação deve-se escrever os pontos positivos e os pontos que o funcionário deve melhorar e sintetizar o que a empresa espera do funcionário no próximo período e então entregar uma via impressa para o funcionário.
A empresa deverá fazer os comentários necessários e então ouvir o que o funcionário tem a dizer.
Atenção funcionário esta é à hora de dizer se esta de acordo ou não com sua avaliação. Desta maneira você demonstra que esta interessado e quais as maneiras possíveis para alcançar os objetivos propostos pela empresa.
A empresa por sua vez avaliará se a maneira proposta pelo funcionário se encaixa nos planos da mesma. Fechando assim a avaliação em um consenso de ambas as partes.
Desta forma teremos um feedback produtivo!
Mas existem coisas que nenhuma avaliação de desempenho resolverá por si só. A empresa precisar ter a sensibilidade para ver quando um funcionário necessita de assistência. Devido a problemas particulares do funcionário seu rendimento pode cair, sendo muitas vezes melhor dar férias ou um descanso para que o funcionário resolva seus problemas e quando voltar tudo esteja normal.
Na grande maioria dos casos é melhor dar alguns dias de férias para o funcionário do que perdê-lo para sempre.
Espero que estas dicas ajudem funcionários e empresas no momento de um feedback.