Feedback

Já trabalhei em algumas empresas e posso afirmar com certeza que dar e receber um feedback não é uma tarefa fácil.

A maioria das empresas não esta preparada para dar um feedback produtivo, muitas simplesmente chamam o funcionário para conversar e perguntam se esta tudo bem, pois o funcionário anda desmotivado e vem com uma ameaça informando que se o mesmo não melhorar corre o risco de perder seu emprego.

Isto não é um feedback!

Existem algumas regras básicas para se ter um bom feedback, tanto da parte da empresa quanto da parte do funcionário.

Primeiramente deve-se implantar na empresa um sistema de avaliação de desempenho periódico de acordo com a necessidade. Normalmente seis meses é um bom período.

Na avaliação deverão ser expostos os pontos positivos e negativos do funcionário, o que a empresa espera do mesmo, expor os planos futuros da empresa e as oportunidades. Esta é uma boa maneira de motivar o funcionário, mas sem exageros para não frustrar o funcionário futuramente.

Uma dica para a empresa é falar dos pontos fortes do funcionário sem ser genérico, pois isto aparenta que são frases feitas e que a empresa não sabe o que o funcionário faz realmente. A empresa deve mostrar que tem observado o bom trabalho do mesmo e que valoriza isto!

Depois de terminada esta primeira etapa da avaliação deve-se escrever os pontos positivos e os pontos que o funcionário deve melhorar e sintetizar o que a empresa espera do funcionário no próximo período e então entregar uma via impressa para o funcionário.

A empresa deverá fazer os comentários necessários e então ouvir o que o funcionário tem a dizer.

Atenção funcionário esta é à hora de dizer se esta de acordo ou não com sua avaliação. Desta maneira você demonstra que esta interessado e quais as maneiras possíveis para alcançar os objetivos propostos pela empresa.

A empresa por sua vez avaliará se a maneira proposta pelo funcionário se encaixa nos planos da mesma. Fechando assim a avaliação em um consenso de ambas as partes.

Desta forma teremos um feedback produtivo!

Mas existem coisas que nenhuma avaliação de desempenho resolverá por si só. A empresa precisar ter a sensibilidade para ver quando um funcionário necessita de assistência. Devido a problemas particulares do funcionário seu rendimento pode cair, sendo muitas vezes melhor dar férias ou um descanso para que o funcionário resolva seus problemas e quando voltar tudo esteja normal.

Na grande maioria dos casos é melhor dar alguns dias de férias para o funcionário do que perdê-lo para sempre.

Espero que estas dicas ajudem funcionários e empresas no momento de um feedback.

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Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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