Todos os dias surgem novas vagas para Analistas de SEO, mas você sabe o que é preciso para preenchê-las? Você sabe o que um analista de SEO faz? Como é sua rotina de trabalho?
O que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization (em uma tradução livre: Otimização de Sites para Mecanismos de Busca). Uma profissão que têm ganho cada vez mais destaque dentro do Marketing Digital, pois através do SEO é possível melhorar o seu posicionamento nas pesquisas relevantes para o seu mercado e assim aumentar consideravelmente o volume de acessos e vendas a um site.
Para facilitar a explicação, gravei um vídeo sobre “O que é SEO?”:
Este post é para esclarecer essas e outras dúvidas.
O que é um analista de SEO?
O analista de SEO é o profissional responsável por otimizar as páginas de um site para que estas fiquem bem posicionadas nas buscas realizadas nos mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.
Este é um processo que traz resultados a longo/médio prazo, pois o processo de otimização consiste em fazer com que as páginas apareçam de forma orgânica nas buscas, ou seja, sem pagar nada para os buscadores.
Quando existe o pagamento para aparecer na área de publicidade dos buscadores estamos falando sobre os links patrocinados. Existem profissionais especializados no assunto, mas este já é tema para outro post.
O que faz um analista de SEO?
Existem diversas tarefas que um analista de SEO pode desenvolver como analisar os fatores On-Page, desenvolver estratégias Off Page para maximizar o processo de Link Building, treinamento de equipes de desenvolvimento e criação de conteúdo, entre tantas outras tarefas. A seguir vou explicar um pouco melhor cada um dos itens citados acima, pois foram muitos termos técnicos.
Análise dos fatores On-Page
Consiste em analisar todos os itens que compõem o código do site e que serão lidos pelos robôs dos mecanismos de busca. Dentre estes itens estão desde o código HTML, URL, Navegação, Usabilidade, chegando até mesmo a avaliar o conteúdo existente no site.
Esta parte do trabalho é necessária para que o conteúdo do site seja melhor compreendido pelos mecanismos de busca e assim se torna mais relevante.
Desenvolvimento dos fatores Off Page
O trabalho Off Page é focado em fazer com que o site de seu cliente ganhe relevância na internet de acordo com as palavras chaves selecionadas para o trabalho. Uma das técnicas mais comuns e eficientes é a de criação de Link Building.
O Link Building é o processo de aquisição de novos links externos ao site. Quanto mais links externos de boa qualidade suas páginas tiverem melhor será a avaliação dos buscadores, pois se muita gente esta “falando” do seu conteúdo é um grande indicador de que este tem boa qualidade.
Treinamento de Equipes
O treinamento de equipes é a parte que eu mais gosto. Aqui temos a oportunidade de fazer o processo de Evangelização de SEO. Este termo é muito utilizado na comunidade SEO para descrever o processo onde o analista de SEO ensina os demais colaboradores envolvidos no processo de criação do site e de conteúdo a desenvolver conteúdo otimizado e de qualidade sozinhos. Também é nos treinamentos que devemos mostrar a importância de cada tarefa relacionada à SEO, pois quando todos entendem os objetivos do projeto de SEO os resultados são bem melhores.
Na minha agência, Consultoria Digital, nós ministramos um curso de SEO onde eu ensino na prática tudo o que você precisa saber para atuar na área de SEO e gerar resultados de forma comprovada por mim e toda minha equipe. Veja este vídeo sobre o curso e também alguns depoimentos de alunos:
Análise de métricas
O trabalho do analista de SEO é totalmente baseado em dados, ou seja, é muito importante que o profissional de SEO saiba configurar as mais diversas ferramentas de Web Analytics para poder ver cada dado de acesso e definir indicadores de performance (KPI) para tomada de decisão.
As ferramentas mais utilizadas para pelos analistas de SEO são o Google Analytics e o Google Search Console (antigo Webmaster Tools). Estas são as ferramentas mais conhecidas e disseminadas no mercado. Fazendo com que dominar estas ferramentas seja um pré-requisito para quem deseja ser uma analista de SEO.
Requisitos para vaga
Não existe um perfil exato para ser um analista de SEO, mas existem os que são considerados básicos e outros que são considerados diferenciais.
É fundamental que o profissional de SEO conheça:
- Como funcionam os mecanismos de busca
Requisito básico para o processo de otimização das páginas - HTML e CSS
Estes itens são a base para desenvolver as tarefas de SEO On-Page - Keyword Research / Pesquisa de Palavras-chave
Saber escolher palavras-chave para o projeto de SEO é uma das tarefas mais importantes do projeto - XML
Algumas das tarefas do analista de SEO podem envolver XML, por exemplo, o desenvolvimento de sitemaps. - Redes Sociais
São ferramentas muito utilizadas para auxiliar o trabalho de SEO na atualidade
Alguns diferenciais para o profissional de SEO são os conhecimentos em:
- Usabilidade
Sites que aplicam estas técnicas tendem a trazer uma melhor experiência para o usuário fazendo com que este realize o objetivo esperado como a compra de um produto ou contratação de um serviço. - Inglês
Pode parecer clichê, mas os melhores conteúdos chegam primeiro em inglês. - Conhecimento em linguagens de programação
A grande maioria dos sites utiliza programação para dar vida ao seu conteúdo. Ter conhecimentos nesta área é um diferencial importante. - Google Analytics
O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas pelos analistas de SEO, pois através dela podemos obter dados importantíssimos para o desenvolvimento do projeto e mensuração de resultados. - Marketing e Marketing Digital
Para potencializar os resultados do trabalho de SEO podemos utilizar técnicas de Marketing e Marketing Digital e criar campanhas que serão um grande auxiliador na obtenção de resultados
Além dos requisitos acima gostaria de dar uma dica que aprendi com o tempo e experiência profissional. O analista de SEO tem que ser um excelente vendedor, pois convencer as pessoas de que o seu trabalho trará bons resultados é uma tarefa difícil, ainda mais se seus superiores são leigos no assunto.
Este é o tema do deste post: Como vender SEO?.
Habilidades que todo Analista de SEO deveria ter
Com o passar dos anos o perfil do profissional de SEO mudou. Deixando de ser algo totalmente técnico e se transformando em algo muito mais estratégico.
Me lembro que na minha primeira entrevista para uma vaga de analista de SEO a empresa (uma multinacional) não sabia se eu deveria ficar no departamento de TI ou no departamento de Marketing. No final do processo seletivo eu fiquei no departamento de Marketing.
Essa dúvida se dá ao histórico da profissão de SEO. No começo quem gerava mais acessos aos sites era visto como o grande gerador de resultados e graças ao algoritmo do Google ser menos evoluído, técnicas de programação e construção de sites eram suficientes para ganhar posicionamento. Resumindo o On-Page tinha muito mais relevância no começo dos anos 2000.
Porém com a evolução do algoritmo e as atualizações como Google Panda, Google Penguin e todas as demais que vieram depois, o trabalho de SEO se tornou algo muito mais focado em melhorar a qualidade do conteúdo e a experiência do usuário do que qualquer outra coisa.
Então, hoje, os profissionais de SEO precisa ficar atentos para entender como criar sites que realmente ajudam o usuário e sejam tecnicamente muito bons, sabendo que os fatores técnicos são mais voltados para a experiência do usuário.
Outra habilidade que o analista de SEO precisa desenvolver é o foco em gerar resultados reais para seus clientes. Não basta apenas deixar o site do seu cliente em primeiro lugar no Google. Nós analistas de SEO precisamos ter uma visão de negócio muito apurada para conseguir identificar quais são os melhores caminhos de conversão e fazer com que o Google seja a porta de entrada de clientes qualificados para o site.
Eu sempre reforço com os meus clientes, não basta ter 1 milhão de visitas, é necessário gerar receita com eles.
Além destas conversões diretas e que geram receita, outra habilidade que o profissional de SEO deve desenvolver é a integração das estratégias de SEO com as demais áreas do marketing digital.
Por exemplo, se a empresa aposta em uma estratégia de Inbound Marketing, o SEO pode colaborar muito para que os conteúdos criados possam gerar novos contatos para alimentar a estratégia de inbound marketing.
Como o Google vê o trabalho do Analista de SEO?
Existem pessoas que acreditam que o trabalho de otimização de sites (SEO) é uma fraude ou é considerado como SPAM. Para esclarecer estas dúvidas, Matt Cutts, um dos principais engenheiros do Google gravou o vídeo abaixo que deixa claro que o Google vê com bons olhos os profissionais de SEO.
Como podemos ver o Google aprova as boas práticas de SEO.
No link a seguir você pode baixar o Guia de Otimização de Sites fornecido pelo Google.
Para entender melhor como não infringir as boas práticas de SEO, recomendo que você leia as Diretrizes para Webmasters do Google.
Resultado do trabalho do Analista de SEO
Depois de ter lido todas estas informações sobre o que um analista de SEO faz pode ser que ainda não tenha ficado claro o resultado final destas atividades. Para exemplificar da melhor forma possível estou deixando abaixo um vídeo de um dos meus clientes. Faço a Consultoria de SEO para o Portal Solar desde 2014 e no começo do projeto o site recebia cerca de 4 mil visitas orgânicas por mês. No momento que escrevo estar parte do post já estamos atingindo a marca de 150 mil visitas orgânicas mês e o Portal Solar é o maior site de energia solar da América Latina. Confira o vídeo do Rodolfo Meyer – CEO do Portal Solar – falando sobre o trabalho que desenvolvemos para ele.
Isso é só uma parte do trabalho de um analista de SEO. Tenho certeza que ainda há muito para se falar. Se você ficou com alguma ou quer saber mais não deixe de perguntar.
E se você esta a procura de um analista de SEO entre em contato comigo.