Todo mundo já viu os selos do Orkut e diversos widgets para diferentes plataformas, mas vocês já se questionaram por que eles foram criados?
Isto nada mais é do que uma técnica de SEO para criar link building e aumentar a visibilidade dos sites na internet.
Selos de promoções, top usuários, parcerias entre outros chamam a atenção dos internautas e fazem com que eles divulguem muito o conteúdo de quem oferece esses artifícios.
Já as widgets são pequenas aplicações, normalmente em DHTML, Javascript ou Flash, que integram o conteúdo de um site a um terceiro. Alguns exemplos bem conhecidos são os embeds de vídeo, slideshare, etc.
Percebam que sempre nestes widgets existem links para chegar até o site que criou a aplicação. Resumindo é mais uma forma de ter diversos sites apontando para o seu.
Fique tranquilo, pois estas são formas saudáveis de os usuários gerarem backlinks e conteúdo relacionado ao seu site. Então use sua criatividade e crie promoções onde seus usuários recebam algum tipo de selo, beneficio ou notoriedade na internet ou ainda se você tem conhecimentos técnicos crie um widget interessante e disponibilize tudo isso no seu site e veja como os resultados são positivos.
Veja também:
Curso de SEO
Link Building e o conteúdo