A internet é algo muito dinâmico, se o visitante não encontra rapidamente informação que procura, ele buscará a resposta em outra fonte.
Para consagrar nosso site como uma boa fonte de informação para determinado tipo de visitante precisamos conhecer os hábitos deles e nos programarmos para a informação sempre estar a sua disposição na hora exata e do jeito que ele espera encontrar.
Qual é a hora exata?
Poderíamos imaginar que simplesmente disponibilizar a informação seria o suficiente para atendermos as necessidades dos visitantes, mas com as melhorias dos mecanismos de busca temos que nos preocupar com a hora exata de publicação para que nossa informação não fique velha até o momento em que será buscada.
Entenda que para uma publicação ficar velha na internet, além do tempo, existe a questão de quantas pessoas estão falando sobre o mesmo assunto. Quanto mais pessoas falam sobre o mesmo assunto, mais rapidamente a informação fica velha.
Para saber a hora exata podemos utilizar o Google Analytics. No menu Visitantes/Visitas é exibido inicialmente um com os acessos por dia, mas se clicarmos o ícone Gráfico por: Hora encontraremos os horários em que o nosso site recebe mais acessos.
Com esta informação em mãos podemos realizar nossas publicações na hora exata. Isto ajudará para que esta publicação apareça no Google em duas situações:
Resultados mais recentes
Quando o termo buscado tem muitas atualizações um quadro é exibido no meio dos resultados de busca e é atualizado em tempo real.
Veja que até o Twitter também é considerado como fonte para este quadro.
Verticais dos mecanismos de busca
Repare que no exemplo acima filtrei a busca sobre “formula 1” pelo vertical Notícias. Veja que elas foram exibidas da mais recente para mais antiga. E esta diferença é de poucas horas.
Nestes verticais existem ainda mais filtros de refinação do resultado da pesquisa.
Agora que você já os conhece analise os hábitos de seus visitantes e crie cronogramas de publicações adequados para eles.