Entendendo os hábitos do visitante

A internet é algo muito dinâmico, se o visitante não encontra rapidamente informação que procura, ele buscará a resposta em outra fonte.

Para consagrar nosso site como uma boa fonte de informação para determinado tipo de visitante precisamos conhecer os hábitos deles e nos programarmos para a informação sempre estar a sua disposição na hora exata e do jeito que ele espera encontrar.
Qual é a hora exata?
Poderíamos imaginar que simplesmente disponibilizar a informação seria o suficiente para atendermos as necessidades dos visitantes, mas com as melhorias dos mecanismos de busca temos que nos preocupar com a hora exata de publicação para que nossa informação não fique velha até o momento em que será buscada.

Entenda que para uma publicação ficar velha na internet, além do tempo, existe a questão de quantas pessoas estão falando sobre o mesmo assunto. Quanto mais pessoas falam sobre o mesmo assunto, mais rapidamente a informação fica velha.

Para saber a hora exata podemos utilizar o Google Analytics. No menu Visitantes/Visitas é exibido inicialmente um com os acessos por dia, mas se clicarmos o ícone Gráfico por: Hora encontraremos os horários em que o nosso site recebe mais acessos.

gráfico por horas

Com esta informação em mãos podemos realizar nossas publicações na hora exata. Isto ajudará para que esta publicação apareça no Google em duas situações:

Resultados mais recentes

resultado da busca

Quando o termo buscado tem muitas atualizações um quadro é exibido no meio dos resultados de busca e é atualizado em tempo real.

Veja que até o Twitter também é considerado como fonte para este quadro.

Verticais dos mecanismos de busca

Noticias

Repare que no exemplo acima filtrei a busca sobre “formula 1” pelo vertical Notícias. Veja que elas foram exibidas da mais recente para mais antiga. E esta diferença é de poucas horas.

Nestes verticais existem ainda mais filtros de refinação do resultado da pesquisa.

Agora que você já os conhece analise os hábitos de seus visitantes e crie cronogramas de publicações adequados para eles.

Picture of Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima