Se você trabalha com internet, provavelmente, já ouviu falar nesta sigla.
Esta sigla significa Search Engine Optimization, que são um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca.
A primeira empresa a utilizar este termo foi a Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, que tinha como objetivo fazer com que um site aparecesse melhor colocado nos mecanismos de busca.
Aplicando-se estas técnicas espera-se que o site apareça bem colocado nas pesquisas orgânicas, ou seja, aparecer como primeira opção do resultado da busca sem a necessidade de pagar um link patrocinado, como ocorre no Google.
As técnicas SEO podem ser classificadas como On-Page e Off-Page.
On-Page consiste em alterar as características internas do site como os títulos das páginas, meta tags, heading tags, o atributo alt das imagens, domínio, URL dos arquivos e claro o conteúdo do site.
Já o Off-Page leva em consideração elementos que não estão no site em questão, mas na web em geral. Alguns exemplos são os números de links que direcionam para o seu site, a qualidade e a relevância dos links externos, até mesmo a idade do domínio é uma característica que também conta.
Estas técnicas têm como objetivo trazer novos visitantes para o site e assim fazer com que o negócio da empresa faça mais sucesso.
Mas lembre-se que os resultados serão obtidos em médio/longo prazo.
Como algumas pessoas querem conseguir resultados instantâneos e fazem o que chamamos de Black Hat SEO. São técnicas utilizadas para tentar enganar as ferramentas de busca e assim fazer com que o site apareça melhor posicionado nos resultados. Mas se forem descobertas estas técnicas o site pode ser punido através da diminuição de sua importância ou até mesmo sendo excluído dos mecanismos de busca.
O vídeo abaixo mostra como funciona o trabalho de SEO comparando-o com uma biblioteca e dá dicas de como funcionam os mecanismos de busca.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre estas técnicas de SEO, coloque a mão na massa e faça seu site aparecer melhor posicionado nas buscas do Google. E cuidado com o Black Hat SEO.
Veja também: O que faz Analista de SEO?