Antes de pedir um aumento precisamos fazer algumas avaliações e depois seguir alguns passos para não errar na hora de conversar com o chefe.
O profissional deve fazer uma rigorosa auto-avaliação com base nas evidências de crescimento profissional e nos resultados positivos dos últimos tempos. Estes serão trunfos para serem colocados na mesa de negociação.
Busque saber quanto ganham profissionais no mesmo cargo e formação que você.
Neste ponto muitos erram, pois existem profissionais no mesmo cargo, mas que tem uma formação melhor, especializações, cursos entre outros diferenciais. Sendo assim não devem ser considerados como referência. Busque sempre profissionais do mesmo nível para fazer a sua comparação.
Descubra como anda a situação financeira da empresa.
Se a empresa não estiver passando por um bom momento financeiro pense bem antes de pedir o aumento. Embora o aumento esperado não pareça muito para o funcionário, pode ser muito para a empresa.
Marque uma reunião com seu chefe.
Não fale sobre este assunto com seu chefe no corredor ou no happy hour. A conversa deve ser seria e formal.
Segunda-feira e sexta-feira não são bons dias para pedir aumento, pois no inicio da semana o chefe esta preocupado com o planejamento semanal e no fim da semana o chefe já esta se programando para o final de semana.
Na reunião:
- Não vá direto ao assunto para não parecer ganancioso.
- Fale sobre seu desempenho e perspectivas profissionais.
- Jamais fale sobre suas contas a pagar use somente argumentos profissionais.
- Não se compare a colegas nominalmente, afinal quem tem que avaliar o desempenho da equipe é o chefe.
- Não invente uma proposta de outra empresa, pois pode ser que seu chefe fale para você aceita-la.
Caso o aumento não venha verifique se não é hora de investir na sua formação profissional ou quem sabe procurar um novo emprego!
Espero que estas dicas ajudem você a conseguir seu aumento!