Esta é uma situação que a grande maioria dos profissionais encontrará durante sua carreira, mas como saber o que fazer quando este momento chegar?
Primeiramente esta decisão não deve ser emocional. Analisar bem as vantagens e desvantagens de cada opção faz com que a probabilidade de erro seja menor.
Devem ser analisados três pontos: remuneração, o ambiente de trabalho e as perspectivas de futuro.
Remuneração não é apenas salário! Às vezes os benefícios somados a um salário inferior compensam mais do que um grande salário sem benefícios.
Ambiente de trabalho esta diretamente ligado à qualidade de vida e isto favorece o bom desempenho do profissional. Antes de trocar de emprego busque saber como é o ambiente de trabalho da nova empresa.
Perspectiva de crescimento é onde você pretende chegar, caso deseje encontrar novos desafios profissionais é interessante perguntar na entrevista de emprego se existe um plano de carreira na empresa.
Para trocar de empresa, no mínimo, devem ser atendidos pelo menos dois destes três pontos.
Aqui vai uma dica quando existe uma grande insatisfação no trabalho atual e o profissional pretende pedir demissão: É mais fácil encontrar emprego estando empregado, pois a decisão de aceitar ou não a nova proposta esta a seu favor. Também existe a questão de dizer ou não para a empresa atual que se esta aguardando uma “sim” de outra empresa. Se a empresa atual sempre foi transparente com você e te dá à certeza de que não terá nenhuma reação negativa o profissional também deve ser transparente, mas caso o contrário o é melhor não dizer nada.
Dependendo de como o profissional sai de uma empresa ele pode deixar ou não portas abertas! Caso o profissional cumpra com seu aviso prévio corretamente e trabalhe seus últimos dias como se fossem os primeiros ele provavelmente deixará portas abertas, pois a última impressão é a que fica.
Caso você esteja nesta situação espero ter ajudado e boa decisão!