Estudo, salário e carreira

Hoje todos nós sabemos que estudar é indispensável para conseguir um bom emprego, mas o que isso quer dizer em números?
Segundo uma pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) o salário dos brasileiros pode subir 15% e as chances de conseguir emprego aumenta em 3,3% a cada ano de estudo completado.

Muitas pessoas não podem pagar seus estudos, mas existem opções de financiamento podem ajudar a encaixar um investimento com os estudos no orçamento mensal.
Uma delas são os programas empresariais que incentivam o funcionário a estudar que pode ser desde um auxilio para pagar o curso ou quem sabe um empréstimo. Informe-se com o RH de sua empresa.

Existem também as linhas de financiamento que podem ser através de bancos ou até mesmos pelas universidades. Mas sempre fique atento e observe a taxa de juros, pois elas variam muito de instituição para instituição.

A maioria das universidades também disponibiliza bolsas de estudos.
O Ministério das Relações Exteriores divulga informações sobre bolsas de estudo de governos, agências e instituições internacionais públicas e privadas no site www.dce.mre.gov.br.

Sempre é válido lembrar que ingressar em um curso demanda mais recursos financeiros do que só o valor da mensalidade. Existem gastos com transporte, alimentação e material de estudo.

Fazer um curso de fora do de seu país é sem duvida um grande trunfo no currículo de qualquer um, existem diversas universidades que poderiam ser citadas aqui, mas para a nossa área de TI, em minha opinião, a melhor escolha seria fazer no MIT. Mas não pense que somente os brasileiros buscam estudar em outros países, já existem estrangeiros procurando fazer estes cursos no Brasil. Segundo pesquisa da Datafolha em agosto de 2009, a maioria das pessoas que fizeram MBA afirmam que ficaram satisfeitas com o curso.

Os cursos de MBA são grandes oportunidades de turbinar a sua rede de contatos. Aproveite bem esta dica, pois se estima que 70% das vagas preenchidas no mercado são ocupadas por indicações. Mas não basta pegar contatos, lembre-se de ter um bom desempenho e não fique em um grupo fechado, abra seu leque de opções interagindo com o máximo de pessoas que puder e mantenha o contato com elas.

Para se ter um bom desempenho não adianta sacrificar os finais de semana. Temos que dedicar horas para o estudo e também para o lazer, afinal de contas não somos maquinas.
Programa-se para estudar diariamente e se for necessário utilize apenas um dia do final de semana para os estudos e o outro utilize para o lazer que é muito importante para que seu rendimento seja bom.

Veja se a empresa em que você trabalha pode fazer um horário mais flexível durante o curso e aproveite para deixar os estudos sempre em dia. Mas nada de estudar assistindo TV ou ter outros tipos de distração.

Se você não souber exatamente qual área pretende seguir pelo resto da vida procure fazer um curso generalista para que assim uma possível mudança de área seja mais fácil.

Para escolher o curso certo analise seus objetivos profissionais e se o curso atende ao seu desejo. Avalie bem as instituições onde pretende ingressar e verifique o corpo docente. E claro, planeje-se. Veja como anda seu tempo disponível e suas finanças.

Estas foram às dicas que absorvi nos últimos tempos e que recentemente ganharam destaque nos jornais Metro e Destak.

Espero que tenham sido uteis.

Bons estudos!

Picture of Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima