Hoje teremos como entrevistado Rafael Souza, diretor da agência digital NetEstudio.
Rafael, conte para nossos leitores um pouco sobre você. Qual a sua formação?
Sou formado em Ciências da Computação pelo Mackenzie e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV.
Quando e como surgiu a vontade de abrir a NetEstudio?
A Netestudio surgiu em 2001. A Internet na época estava praticamente no início, não existia orkut, facebook, twitter, o site de busca Cadê era bem mais conhecido que o Google, ainda existia a AOL, quase ninguém tinha conexão banda larga, ninguém tinha pendrive, o disquete ainda era muito utilizado, para baixar músicas as pessoas só utilizavam o Napster, enfim, poucos anos se passaram e praticamente tudo mudou, evoluiu, tivemos diversas mudanças comerciais, na relação entre empresa e cliente, no comportamento da sociedade, nos negócios, na educação, no lazer, tudo graças a Internet. Resolvi apostar nessa área, por entender que era algo que realmente seria revolucionário, era um caminho sem volta, e que em alguns anos todos precisariam estar online, se comunicar e viver com a Internet. Foi uma ótima aposta!
Quais seus planos para a empresa?
Se consolidar cada vez mais no mercado digital como uma agência que atende todas as necessidades dos clientes com criatividade, excelência e soluções de resultado. A Netestudio hoje já planeja abrir sua filial no RJ, por entender que é um excelente mercado, que possui ótimas oportunidades na área.
A maioria dos funcionários da NetEstudio pertence a geração Y. Quais os benefícios de se ter estes funcionários? Existe algum ponto negativo?
Os benefícios são todos! A geração Y é a geração dos “nativos digitais”, cresceram nesse novo ambiente e tem no sangue todos os conceitos, regras, políticas e práticas da Internet.
São pessoas que estão acostumadas a gerenciar um grande volume de informações, que estão sempre alerta a novas tecnologias e tendências de mercado, gostam de desafios e tem muita facilidade em lidar com o novo. São eles que realmente fazem a Internet, e a Netestudio como uma agência 100% digital depende deles para o sucesso.
Qual ponto você acha que é um diferencial da NetEstudio para que ela faça tanto sucesso?
Acredito que o maior diferencial da Netestudio seja a flexibilidade, o fato de conseguirmos nos adaptar as necessidades dos clientes, mantendo sempre a comunicação, qualidade, comprometimento e capacidade, como características fundamentais para nossa consolidação no mercado.
Quais dicas você pode dar para os jovens que desejam abrir sua própria empresa?
Para abrir o próprio negócio, é necessário acima de tudo não ter medo de arriscar. É preciso suportar e gerenciar com maestria muita pressão e responsabilidade, ter paixão pelo que faz e nunca se acomodar, sempre buscar a evolução, o crescimento e o sucesso.
Obrigado pela entrevista!
Espero que você e a NetEstudio continuem fazendo cada vez mais sucesso!