Quando uma página A possui um link para uma página B, ela “envia” certa relevância para a página de destino.
Esta relevância é chamada de Linkjuice.
Veja os fatores que influenciam o Linkjuice:
- Keywords no texto âncora;
É sempre bom variar o texto âncora - Autoridade do website;
Se a página é importante ela passa mais autoridade para quem ela faz link - Relevância;
Um link de um site de motores de barco para um de culinária não terá muita relevância. - Link com follow ou com nofollow;
Na maioria das redes sociais os links são nofollow - Profundidade da página que linka;
Se a URL for muito segmentada atrapalha um pouco.
Ex:
http://www.meusite.com.br/servicos/categoria/midias-sociais
http://www.meusite.com.br/midias-sociais - Número de links externos na página que faz o link;
Se tem muitos links o linkjuice também é dividido - Posição do link na página;
Quanto antes aparecer o link na página melhor, pois o conteúdo do inicio tem mais relevância que o do final da página
Veja mais dicas de SEO.