Compreendendo a interface do Google Analytics

Compreender a interface do Google Analytics vai ajudar você a encontrar e analisar informações de forma mais eficaz.
Quando você acessar sua conta do Google Analytics, você verá uma tela parecida com a imagem abaixo.
Neste exemplo, o usuário tem acesso a três contas do Google Analytics.
Clique sobre o nome da conta que você deseja acessar.

perfis-google-analytics

Isso leva você para a página da conta específica onde você gerencia o conjunto deconfigurações e de sua conta e perfis.
Você pode alternar para outras contas do Google Analytics utilizando o menu drop-down no canto superior direito da página.

Cada perfil para a conta selecionada é exibida em “Perfis de website”.
A partir desta tela você pode acessar os relatórios de cada perfil.
Você também pode editar as configurações, adicionar filtros, adicionar ou alterar as permissões do usuário, e adicionar ou remover perfis completamente.

pagina-inicial-Google-Analytics

Clique em “Visualizar relatório” e você será levado para o painel desse perfil.
Veja em destaque na imagem os itens que estão em todos relatórios. Seus relatórios de navegação, configurações programadas de e-mail, links de ajuda, as opções de exportação de dados e calendário.

Note que existem vários lugares para encontrar informações de ajuda. O link Ajuda no canto superior direito da página leva você para o Google Analytics Help Center.
Além disso, na margem esquerda da página, você verá uma caixa de Recursos da Ajuda  com links.

Painel-Controle-Google-Analytics

O Painel de controle é onde você coloca todas as informações resumidas sobre seu site que você deseja ver de relance.
Para adicionar um relatório ao Painel de controle, basta ir para o relatório que você deseja adicionar e clique em “Adicionar ao Painel”.
No painel em si, você pode posicionar os resumos dos relatórios da maneira que quiser e excluir os que você não precisa.

Dashboard-Google-Analytics

Na navegação do lado esquerdo, você verá que os seus relatórios são organizados em categorias: Visitantes, Fontes de tráfego, conteúdo, metas e Comércio eletrônico.
Se você não tiver um site de comércio eletrônico ou que não tenham relatórios de comércio eletrônico ativado, você não vai ver a seção de comércio eletrônico em sua navegação.
Para visualizar os relatórios, clique em qualquer das categorias e os relatórios disponíveis dentro dessa categoria será exibida.
Alguns relatórios contêm outros sub-relatórios, como o relatório do AdWords em Origens de Tráfego.
Clique na seta para ver os sub-relatórios.

Menu-Google-AnalyticsPara alterar o intervalo de datas, clique na seta ao lado do período ativo

exibido no canto superior direito de todos os relatórios.
Você pode usar o calendário ou o tempo para selecionar um novo intervalo de datas.
O “Calendário” guia permite que você selecione períodos, clicando na data e
mês no calendário ou pode digitar datas nas caixas de “Período”.
A guia “Cronograma” tem uma barra de data que você pode redimensionar e mover para cobrir eventuais intervalos de datas.
Você pode ver as tendências de tráfego do seu site na Linha do tempo.

Calendario-Google-AnalyticsVocê pode selecionar um intervalo de datas para comparar com o período atual selecionado.
Ao usar o tempo para definir um período de comparação, você verá duas barras data, em vez de apenas um.
Você pode usar um intervalo de comparação para ver como o site está realizando mês a mês, ano a ano ou mesmo de um dia para outro.
O intervalo de data e data comparação que você selecionar serão aplicadas a todos os seus relatórios e gráficos.

Comparação Google Analytics

A maioria dos relatórios incluem um gráfico sobre o tempo no topo. Você pode exibir gráficos de dados por dia, semana ou mês.

Período Google Analytics

Você também pode comparar duas métricas no mesmo gráfico para ver como eles estão correlacionados.
Clique na seta no canto superior esquerdo do gráfico.
Em seguida, clique no link “Comparar duas métricas” e selecionar as duas métricas que você deseja comparar.
Neste exemplo, estamos gráficos visitantes versus tempo médio no local.

Comparando-Metricas-Google-Analytics

Você pode rolar o mouse sobre o gráfico e ver números reais.

Dados-destacados-Google-Analytics

Você pode exportar dados de qualquer relatório. Existem quatro formatos: PDF, XML,CSV e separados por tabulação.
Basta clicar no botão “Exportar” no topo de qualquer página do relatório e selecione o formato desejado.

Exportar-Relatorios-Google-Analytics

Agora já temos uma visão geral da interface do Google Analytics, mas tenho a certeza de que muitos que estão lendo isso ainda não sabem como criar sua conta, trakear seu site ou uni-lo ao Google Adwords. A resposta para estas dúvidas estará no próximo post.

Veja também: Curso de Google Analytics

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Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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