Uma prática muito comum na blogosfera é a troca de links, mas para que isso dê certo é preciso tomar alguns cuidados.
Primeiramente precisamos analisar se o blog com quem vamos realizar esta troca é relevante para o nosso nicho. Não adianta eu ter um site de tecnologia trocando links com um site de receitas de bolo.
Depois de verificar a relevância, veja se o conteúdo escrito por seu parceiro em potencial é de qualidade. Afinal de contas, quando você coloca um link no seu blog apontando para o dele é como se você o indicasse. Quem trabalha muito com redes sociais sabe que compartilhar links legais é uma ótima forma de conquistar seguidores. Então fique ligado!
Já para sites comerciais o ideal é que se você indique empresas que podem atender seus clientes em áreas onde você não atua.
Por exemplo, se você só atende o estado de São Paulo procure parceiros que possa indicar em outros estados e peça que o favor seja retribuído. Desta forma você nunca deixará seus clientes sem atendimento mesmo em outros estados e ainda poderá receber mais clientes vindos de indicações também.
Veja também:
Link Building e o conteúdo
Selos (Badges) e Widgets