Otimização de posts antigos

Por diversas vezes posts antigos começam a ranquear bem nas buscas. Logo queremos ficar mais bem posicionados e descobrimos que ainda é possível falar mais sobre o assunto. Então somos surpreendidos pela seguinte questão: Escrever um novo post sobre o assunto ou otimizar o post antigo?

Reciclar Posts

Particularmente recomendo editar o post antigo pelos seguintes motivos:

  • URL já indexada
  • Provavelmente já existem links apontando para este post
  • A idade da página por diversas vezes contribui para o bom posicionamento, mas lembre-se que em alguns casos, como em sites de notícias, é mais relevante a informação mais nova, logo a melhor opção é um novo post.

Com o Google Panda, quanto mais completo for o seu conteúdo melhor. Então, procure abordar tudo sobre o assunto, adicione imagens, vídeos, recomendo até mesmo outros tipos de mídias como uma apresentação do SlideShare e arquivos para download.

Não deixe de ler o post Webwriting: dicas de como escrever bem para web.

No caso de blogs que usam o WordPress, é possível utilizar facilmente URL Amigável. Se você optou por não utilizar a data para compor a URL aqui vai uma dica caso deseje colocar este “novo post” na frente dos demais na listagem.

Exclua o post antigo e recrie-o utilizando a mesma URL. Desta forma você não perderá o Link Building que já foi criado e nem precisará se preocupar com indexar do zero este post, afinal a URL já esta indexada pelos buscadores.

Se você não usa um CMS (Content Management System – Sistema Gerenciador de Conteúdo) e não tem esta flexibilidade para alterar a URL recomendo que você crie um novo post completo e faça um redirecionamento 301 do post antigo para o novo. Desta forma toda a relevância da página antiga será transmitida para a nova e os impactos da mudança serão mínimos.

Sendo assim, você só precisará aguardar que o buscador atualize o conteúdo do seu post em seus servidores. Outra dica para acelerar este processo é utilizar as redes sociais.

Para esta estratégia funcionar ainda melhor, recomendo você remover as datas de seus posts e comentários, pois, segundo estudos feitos pela equipe da MestreSEO, isso favorece a visitação por parte dos usuários e faz com que os buscadores não consigam identificar a data de publicação do post.

Um post que apliquei este procedimento foi o que fala sobre o Analista de SEO. Originalmente o post ranqueava bem, mas o conteúdo era muito pobre. Constantemente adiciono novas informações para deixar o conteúdo melhor e graças a isso hoje se você procurar Analista de SEO no Google este post aparece entre as primeiras posições.

Agora que você já sabe como reciclar posts antigos, mãos a obra!

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Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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