O Google realiza diariamente atualizações em seu algoritmo de busca, boa parte é praticamente imperceptível, pois não cria grandes alterações nos resultados de busca, mas existem os grandes Updates que transformam totalmente a lista de resultados e isso causa alvoroço entre os analistas de SEO.
Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e te orientar caso o seu site tenha caído devido um novo Google Update estou criando este artigo.
Como identificar um Google Update?
Para você identificar se o Google lançou uma atualização em seu algoritmo é recomendável você avaliar diversos pontos.
O primeiro ponto é verificar se várias pesquisas diferentes tiveram grande alteração na lista de resultados. Portanto é importante você monitorar algumas palavras-chave e anotar sempre quem são os sites do TOP 10, assim ficará mais fácil de identificar tais mudanças.
Outra forma de acompanhar o nível de alterações nas SERPs (Search Engine Result Page) é através de ferramentas. Cito aqui duas delas:
Através destas ferramentas você consegue acompanhar o nível de alterações nos resultados de busca e isso será um indicativo sobre um novo Update.
Quando as atualizações são efetivamente “comprovadas” a empresa MOZ insere em seu histórico uma nova nota para que possamos ter tudo documentado. Segue o link para acessar o histórico de updates do Google: https://moz.com/google-algorithm-change
Atualização do Google derrubou o seu site? Veja o que fazer!
Se você detectou que uma atualização do algoritmo do Google foi lançada e seu site caiu você precisa seguir os passos abaixo:
1 – Não faça nada!
Não estou falando para você ignorar o fato, mas você não deve tomar ações precipitadas e sair mudando ou desfazendo tudo que aplicou de SEO em seu site.
Quando os algoritmos são lançados existe um tempo até que ele fique estável, ou seja, demoram dias (e as vezes semanas) para que os resultados de busca estabilizem. Então durante este período é bem provável que a SERP mude diariamente.
Minha recomendação é que você vá acompanhando a SERP e as ferramentas MOZCAST e Algoroo para verificar quando as oscilações diminuíram. Assim você terá maior certeza se deve ou não fazer algo para o seu site voltar a subir nos resultados do Google.
2 – Identifique o tipo de Update do Google
Se após a SERP ter se estabilizado e você ficar em uma posição inferior ao que você estava recomendo que você entenda qual é o core deste Update.
Cada Google Update normalmente foca em um critério específico. Abaixo vou citar alguns:
- Google Panda: Foco em conteúdo
- Google Penguin: Foco em Link Building
- Google Hummingbir: Busca semântica
- Google Pigeon: Buscas locais
- Google Mobile Friendly Update (Mobilegeddon): Design responsivo
Sabendo o foco de cada update você poderá iniciar suas análises e entender se tem algo de errado com a sua estratégia ou se seus concorrentes realmente estão melhores do que você nestes quesitos.
Identificando o problema você pode tomar suas ações.
Dicas Extras
Para você nunca correr o risco de sofrer perdas de posicionamento em seu trabalho de SEO siga essas recomendações:
- Faça sites com conteúdo de grande valor para o seu público-alvo. É exatamente isso que o Google quer entregar em seus resultados de busca.
- Construa sites para pessoas e não para robôs. É um erro muito comum a otimização chegar a níveis tão absurdos que o site fica horrível para um usuário utilizar.
- Pense na intenção do usuário e entregue o que ele procura. O Google está cada vez mais inteligente e sabe o que os usuários desejam em cada busca, então se você quer aparecer mais entenda bem seu consumidor e trabalhe para entregar o resultado esperado.
- Fique ligado nas recomendações que o Google sempre vem lançando. Isso são dicas do que irá se tornar um fator de posicionamento no futuro e se preparar para isso é a chave para não perder posicionamento nos grandes Updates.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre os Updates do Google deixe abaixo nos comentários.