O Brasil gerou 230956 empregos em outubro deste ano totalizando no ano 1,45 milhão de vagas. A região sudeste liderou com a criação de 108035 vagas sendo que somente em São Paulo foram 69146 neste mês de outubro. Em segundo lugar vem a região Nordeste com 49334, no sul foram 49165 e no Centro-Oeste foram 9292 empregos.
Um dado divulgado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) foi que caiu o desemprego de negros em SP. A população do estado é composta por 38,4% de negros e entre 2004 e 2008 o volume destes sem uma colocação no mercado de trabalho caiu 28,9% passando de 22,5% para 16% no período. Já para os não negros (grupo composto por brancos e orientais) o desemprego foi de 16,4% para 11,9% no mesmo período totalizando uma redução de 27,4%. E segundo o Dieese isto ocorreu devido o maior nível de escolaridade.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a taxa de desemprego recuou pelo segundo mês seguido indo de 7,7% para 7,5%. Com isto as seis principais regiões metropolitanas do país têm um contingente de 1,8 milhão de pessoas desempregadas. No entanto na região metropolitana de São Paulo houve um aumento para 10,4% de pessoas sem trabalho formal.
Analisando todos estes números fica difícil saber quais são as chances de uma pessoa conseguir um emprego. Pensando nisso foi desenvolvido o Termômetro Nacional do Emprego.
Neste sistema é possível consultar seu grau de empregabilidade. O usuário tem que responder algumas perguntas simples e o resultado sai na hora! Alem disto o sistema também fornece a estimativa média de remuneração e o tempo que o trabalhador deverá permanecer no novo emprego.
O sistema esta no seguinte endereço: www.termometrodoemprego.sp.gov.br
Não percam nosso próximo post que será sobre como o nível de estudo esta cada vez mais influenciando na escolha das empresas e como isto afeta a vida de nossos profissionais.