Analista de Mídias Sociais

Uma das profissões que esta mais em alto nos últimos tempos é a do Analista de Mídias Sociais. Ainda mais agora com o anúncio do Google e suas buscas sociais.

Este post vai mostrar tudo o que você precisa saber para se tornar um Analista de Mídias Sociais.

Mídias Sociais

O que é um Analista de Mídias Sociais?

Também chamado de Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável por monitorar as redes sociais de seus clientes, criar estratégias e ações que visam divulgar os produtos ou serviços de seus clientes nos meios digitais. Também é função do Analista de Mídias Sociais identificarem qual o público alvo de seu cliente e desenvolver conteúdo para satisfazer suas necessidades, responder suas dúvidas e sanar qualquer tipo de insatisfação que tenha surgido nas mídias sociais.

O que faz um Analista de Mídias Sociais?

Não pense que basta saber usar o Twitter e subir fotos no Facebook para se tornar um Analista de Mídias Sociais.

É necessário conhecer a fundo todos os recursos das diversas redes sociais para que assim o profissional de mídias sociais consiga identificar como atingir corretamente o público alvo desejado e aumentar a visibilidade e até mesmo o faturamento das empresa que contratam seus serviços.

Outra tarefa muito importante é tentar resolver os problemas de insatisfação de clientes. É muito comum nos dias de hoje os clientes reclamarem nas redes sociais quando se sentem insatisfeitos com o produto ou serviço que adquiriram.

Deixá-los sem resposta pode agravar ainda mais a situação, não só pelo fato de perder este cliente, mas também pelo fato de que a reclamação pode afetar a opinião de outros clientes em potencial.

Pesquisam mostram que as redes sociais estão funcionando melhor do o PROCON.

Uma das melhores coisas para uma empresa é interagir com seus clientes nas redes socias, pois esta proximidade gera maior confiança e esta se reflete diretamente nas vendas de seus produtos ou serviços.

Também vale lembrar que não basta apenas divulgar, responder e interagir, o Analista de Redes Sociais precisa saber mensurar os resultados de seu trabalho e suas campanhas.

SEO e o Analista de Mídias Sociais

Não poderia deixar de relacionar o tema de mídias sociais com SEO.

Se você quer que seus negócios na internet façam sucesso rapidamente sem gastar muito recomendo você ter a sua disposição um Analista de SEO e um Analista de Mídias Sociais.

Esta dupla dinâmica é mais eficiente do que o Batman e Robin, pois o Analista de SEO vai criar conteúdo de qualidade para o Google indexar e o Analista de Mídias Sociais vai maximizar a velocidade da divulgação, sua amplificação e geração de Link Building.

Uma dica para aumentar a velocidade da indexação de novos conteúdos é o utilizar o Twitter. Como podemos ver neste post de Bruno Souza, o Twitter é uma fonte de conteúdo para os mecanismos de busca.

Qualquer segmento pode entrar nas Mídias Sociais?

Esta é uma das perguntas mais frequentes quando se fala de mídias sociais. E a resposta é SIM!

Alguns segmentos serão mais fáceis de entrar do que outros, mas um bom Analista de Mídias Sociais saberá como introduzir seus produtos ou serviços nas redes sociais e como interagir com seus clientes.

Um exemplo de algo que dificilmente entraria nas redes sociais é o personagem Katipsoi Zunontee e sua história. Este termo foi escolhido pela equipe da MestreSEO para o 4º desafio lançado por eles, onde o objetivo é ficar em primeiro lugar no Google para o termo.

É claro que todos os Profissionais de SEO correram para as redes sociais e criaram perfis do personagem, fan pages, hashtags, contaram e inventaram sua história, etc.

Sendo assim, acredite sempre há um modo de introduzir a sua empresa nas redes sociais.

Picture of Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima