Uma das profissões que esta mais em alto nos últimos tempos é a do Analista de Mídias Sociais. Ainda mais agora com o anúncio do Google e suas buscas sociais.
Este post vai mostrar tudo o que você precisa saber para se tornar um Analista de Mídias Sociais.
O que é um Analista de Mídias Sociais?
Também chamado de Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável por monitorar as redes sociais de seus clientes, criar estratégias e ações que visam divulgar os produtos ou serviços de seus clientes nos meios digitais. Também é função do Analista de Mídias Sociais identificarem qual o público alvo de seu cliente e desenvolver conteúdo para satisfazer suas necessidades, responder suas dúvidas e sanar qualquer tipo de insatisfação que tenha surgido nas mídias sociais.
O que faz um Analista de Mídias Sociais?
Não pense que basta saber usar o Twitter e subir fotos no Facebook para se tornar um Analista de Mídias Sociais.
É necessário conhecer a fundo todos os recursos das diversas redes sociais para que assim o profissional de mídias sociais consiga identificar como atingir corretamente o público alvo desejado e aumentar a visibilidade e até mesmo o faturamento das empresa que contratam seus serviços.
Outra tarefa muito importante é tentar resolver os problemas de insatisfação de clientes. É muito comum nos dias de hoje os clientes reclamarem nas redes sociais quando se sentem insatisfeitos com o produto ou serviço que adquiriram.
Deixá-los sem resposta pode agravar ainda mais a situação, não só pelo fato de perder este cliente, mas também pelo fato de que a reclamação pode afetar a opinião de outros clientes em potencial.
Pesquisam mostram que as redes sociais estão funcionando melhor do o PROCON.
Uma das melhores coisas para uma empresa é interagir com seus clientes nas redes socias, pois esta proximidade gera maior confiança e esta se reflete diretamente nas vendas de seus produtos ou serviços.
Também vale lembrar que não basta apenas divulgar, responder e interagir, o Analista de Redes Sociais precisa saber mensurar os resultados de seu trabalho e suas campanhas.
SEO e o Analista de Mídias Sociais
Não poderia deixar de relacionar o tema de mídias sociais com SEO.
Se você quer que seus negócios na internet façam sucesso rapidamente sem gastar muito recomendo você ter a sua disposição um Analista de SEO e um Analista de Mídias Sociais.
Esta dupla dinâmica é mais eficiente do que o Batman e Robin, pois o Analista de SEO vai criar conteúdo de qualidade para o Google indexar e o Analista de Mídias Sociais vai maximizar a velocidade da divulgação, sua amplificação e geração de Link Building.
Uma dica para aumentar a velocidade da indexação de novos conteúdos é o utilizar o Twitter. Como podemos ver neste post de Bruno Souza, o Twitter é uma fonte de conteúdo para os mecanismos de busca.
Qualquer segmento pode entrar nas Mídias Sociais?
Esta é uma das perguntas mais frequentes quando se fala de mídias sociais. E a resposta é SIM!
Alguns segmentos serão mais fáceis de entrar do que outros, mas um bom Analista de Mídias Sociais saberá como introduzir seus produtos ou serviços nas redes sociais e como interagir com seus clientes.
Um exemplo de algo que dificilmente entraria nas redes sociais é o personagem Katipsoi Zunontee e sua história. Este termo foi escolhido pela equipe da MestreSEO para o 4º desafio lançado por eles, onde o objetivo é ficar em primeiro lugar no Google para o termo.
É claro que todos os Profissionais de SEO correram para as redes sociais e criaram perfis do personagem, fan pages, hashtags, contaram e inventaram sua história, etc.
Sendo assim, acredite sempre há um modo de introduzir a sua empresa nas redes sociais.