No mundo do empreendedorismo o time para tomada de decisões é muito importante. Certas ações se forem feitas muito tarde podem comprometer totalmente o resultado.
Assim que entrei como sócio em uma Startup conheci o livro “A Startup Enxuta” e o conceito de MVP (Minimum Viable Product) e apliquei diversas vezes para validar nossos serviços de forma rápida e econômica.
Este conceito também serve para área de SEO. No vídeo abaixo explico em detalhes como fazer isso.
Complementando o vídeo
Para lançar um produto ou serviço por diversas vezes é necessário fazer um grande investimento em desenvolvimento. Por isso muitos produtos e serviços só são lançados quando se tem total certeza de que existirão vendas suficientes para obter lucro.
Neste cenário o MVP é uma grande ferramenta, pois você pode fazer um pré-lançamento do seu produto ou serviço através de uma página no seu site e verificar quantas pessoas se interessam por este novo item que você está oferecendo.
Desta forma você consegue descobrir quantas pessoas comprariam de você e então poderá tomar a decisão de investir seu dinheiro no desenvolvimento deste novo produto ou serviço.
Com certeza isso vai te poupar muito tempo e dinheiro desperdiçado, pois você está validando a intenção do seu público-alvo antes de investir muito dinheiro em algo que tem a possibilidade de não fazer sucesso.
MVP utilizando Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads
Para acelerar o processo de validação você precisa trazer uma quantidade grande de pessoas para a sua página para que então possa verificar as taxas de conversão e viabilidade do processo.
Uma forma rápida de se conseguir isso é se utilizando de anúncios pagos no canal que mais combina com o seu produto ou serviço.
Crie um anúncio no Google Adwords, Facebook Ads ou Instagram Ads, por exemplo, e traga o máximo de pessoas possíveis para esta página do seu MVP. Com um investimento relativamente baixo você pode atrair milhares de pessoas para sua página e assim aumentar as suas chances de validar se deve ou não avançar com o desenvolvimento deste novo produto.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como aplicar este conceito, deixe abaixo nos comentários ou então me envie um e-mail.
E se você gostou do livro A Startup Enxuta, conte aqui nos comentários.