Uma tarefa que um analista de SEO ou analista de mídias sociais faz com bastante freqüência é definir o perfil do público alvo de um site ou campanha.
Procurando informações sobre os internautas brasileiros encontrei este infográfico que traz informações interessantes.
Vamos analisar os alguns dados em detalhes.
Personal Nerd – Como o Brasil Navega
Vemos que 94% dos internautas utilizam a internet para se comunicar. Descobrir quais sites seus visitantes mais utilizam para se comunicar é o primeiro passo na hora de pensar em onde investir seus esforços, sejam através de campanhas ou divulgação de conteúdo.
Os números relacionados a busca de informação e educação mostram que criar conteúdo de qualidade faz toda a diferença. Lembre-se que além de melhorar a experiência do usuário o conteúdo é muito importante para ficar bem posicionado nos mecanismos de busca.
Um último comentário que é importante fazer é que se o seu site permite incluir conteúdo relacionado a lazer, seja um vídeo ou uma charge, fique atento ao que esta bombando na rede, pois este conteúdo pode trazer muitos acessos para o seu site.
Com os gráficos acima vemos como na internet as coisas são relativamente equilibradas. Sendo assim existe espaço para todo tipo de ideia. Isso não quer dizer que você não deve focar seu trabalho. Criar conteúdo para um nicho errado pode levar seu site ou campanha ao fracasso. Fique atento em a qual região deve ser o seu foco, qual a faixa etária, qual a região, como você pode escrever e quais produtos ou conteúdo pode oferecer.
Se você trabalha com o Twitter aqui vão alguns números que vale a pena ficar ligado. O que gostaria de destacar é que o publico do Twitter é jovem. Então se seu publico esta dentro desta faixa estaria é bom você começar a usar mais o Twitter.
Saber as características do seu publico vai te ajudar a definir como criar o seu conteúdo, quais campanhas são mais eficientes, em quais redes sociais você atuar, enfim irão definir os rumos do seu trabalho e aumentar as suas chances de obter sucesso.