CLT ou PJ?

Na área de TI é muito comum vermos vagas que informam que o tipo de contratação pode ser CLT ou PJ. Mas você sabe realmente qual é a diferença?

Na contratação CLT (Consolidação das Leis de Trabalho)

  • O custo do funcionário para a empresa é maior
  • Para receber vale-transporte são descontados 6% do seu salário
  • Você também deve pagar INSS e IR
  • Sua jornada de trabalho será, na maioria dos casos, de 8h48min por dia (5 dias por semana), ou 8hs durante a semana e 4hs no sábado

Já quando se presta serviços como PJ (Pessoa Jurídica)

  • O salário é maior
  • Normalmente, você não tem nenhum tipo de beneficio
  • Os custos são de sua responsabilidade, ou seja, você que vai pagar os impostos sobre a nota, IRRF, COFINS, PIS, CSLL e ISS
  • Você ganha por hora, ou seja, se quiser ganhar bem vai ter que trabalhar muito

Uma dica importante para quem vai trabalhar como PJ é lembrar de que você precisa fazer um plano de previdência e é bom pagar um plano de saúde. Afinal de contas você não vai mais pagar INSS e não terá direito de se aposentar.

Estes são os tópicos mais comentados em todos os fóruns e sites que abordam o assunto. Agora você já tem certa noção de como funcionam esses tipos de contratação e pode analisar as vagas que aparecem e ver se compensa ser CLT ou PJ.

Sempre coloque tudo na ponta do lápis e boa sorte!

Picture of Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima