Hoje entrevistei Rodrigo Marassi, dono do site Design Tecnológico. Acompanhe.
Rodrigo, conte para nossos leitores um pouco sobre sua formação e sua carreira.
Sou formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Segurança, mas trabalhei por 8 anos na área gráfica, em agências de publicidade e jornais. Depois de me formar mudei de cidade para trabalhar na área de TI, mas confesso que não gostei muito.
Nesse período o blog começou a crescer e voltei a ter interesse pela área de design. Profissionalmente falando, design e tecnologia são duas coisas que gosto bastante e atualmente estou tentando achar algo relacionado a essas duas áreas. Quero algo que seja prazeroso, que me sustente e que seja divertido! Só! 😀
Como surgiu a ideia de criar o Design Tecnológico?
O DT surgiu há dois anos. A ideia inicial era criar um blog onde pudesse falar sobre Design e Tecnologia, no entanto, não queria criar dois blogs, daí saiu o nome, Design Tecnológico.
Quando comecei não pensava em ter um blog com muitos acessos e muito menos me tornar blogueiro. Queria só me divertir, pôr em prática o que aprendia na faculdade e compartilhar um pouco do que aprendi atuando como designer gráfico.
Depois de um tempo resolvi falar sobre um aplicativo web 2.0, o Controle Financeiro, ferramenta online para controlar as finanças. Notei que não existiam muitos blogs falando sobre ferramentas online e resolvi focar o blog nesse nicho.
Gostei da ideia de “testar” uma ferramenta e depois fazer uma espécie de “review” sobre ela. Porém, não sentia a participação dos leitores no blog, foi aí que tive a ideia de fazer mini-tutoriais incentivando o leitor também fazer o teste. Sempre que possível procuro colocar um passo-a-passo ensinando como utilizar determinado serviço ou ferramenta.
Até então não via muito potencial no blog, era mais por diversão. Em janeiro, no Campus Party 2010, conheci muitos blogueiros e pessoas que trabalham na web e aprendi muita coisa legal. Foi aí que o blog começou a crescer.
Desde então o blog tem um foco em dicas de sites e ferramentas na internet. Eu mesmo utilizo o DT como meu “favoritos online”, porque quando preciso de alguma coisa já corro pro blog e faço uma pesquisa.
Você administra e alimenta o site sozinho? Quais os planos para o futuro do site?
Nesses dois anos fiz tudo sozinho, mas já tem um mês que o Caynan vem escrevendo alguns posts. Eu escrevo mais sobre ferramentas online e ele sobre aplicativos free.
Quanto a planos para futuro tenho que confessar que não tenho um plano! (risos) De 3 meses prá cá o blog cresceu bastante e ainda estou pensando em coisas novas. A princípio a ideia é continuar escrevendo e produzindo conteúdo que ajude as pessoas na internet e fazendo com que o blog seja conhecido.
O que você esta achando desta parceria com o Olhar Digital?
A parceria tem sido excelente. Bom por ter nosso conteúdo relacionado a um grande site de tecnologia e a um programa de TV. Dessa forma, o Olhar Digital complementa as matérias com nosso conteúdo e nós temos um contato direto com pessoas que gostam de tecnologia e novidades na internet.
Você já é pós-graduado, mas atualmente muitos profissionais da área de TI estão optando por fazer cursos tecnólogos e recorrer a certificações para valorizar o currículo. O que você acha desta tendência?
É uma ótima alternativa de adquirir conhecimento em um curto tempo e ter encaminhamento ao mercado de trabalho. Já pensei em fazer uma certificação MCSA, mas hoje, por não estar atuando diretamente na área, não se enquadra mais nas minhas prioridades. Mas certificação é um muito importante para o currículo, pois mostra para as empresas que a pessoa é capacitada e conhece determinada tecnologia muito bem.
Lembro-me que uma vez você brincou pedindo no Twitter umas dicas sobre o que fazer na vida offline. O que você costuma fazer para relaxar? Você acredita que é importante ficar um tempo offline para se manter produtivo?
Sem dúvida. Por experiência própria, às vezes é mais vantajoso e produtivo passar menos tempo na frente do computador do que várias horas seguidas. A melhor maneira de se manter online produtivamente é ter disciplina e horários definidos. Eu mesmo ainda não consegui me educar e seguir uma rotina online. Passo bastante tempo na frente do computador escrevendo, interagindo no Twitter, lendo e estudando.
Quanto à vida offline eu gosto muito de ler (livros físicos), ir à academia, ouvir música o tempo todo, acompanhar minhas séries favoritas e jogar basquete às vezes. O problema é que mudei de cidade há pouco tempo e minha vida offline ainda está bagunçada. Viajar também é muito bom para espairecer e ter novas idéias para posts e projetos.
Rodrigo muito obrigado pela entrevista. Espero que você continue desenvolvendo este excelente trabalho no Design Tecnológico.
Eu que agradeço a oportunidade! Sucesso com seu blog!
Para acompanhar o trabalhado de Rodrigo Marassi acesse http://designtecnologico.com e siga no Twitter @dtecnologico