Ferramentas SEO: Guia Completo com 25 Ferramentas para otimização de sites

ferramentas seo

Na área de Otimização de Sites existem milhares de ferramentas para auxiliar o analista SEO em suas diversas atividades. Desde a validação de elementos em seu código-fonte até mesmo a mensuração dos resultados obtidos.

Pensando nisso montei um Guia Completo com as 25 ferramentas SEO que eu recomendo segundo minha experiência, pois por mais ferramentas que existam é importante saber como e quando utilizar cada uma delas.

Vou dividir as Ferramentas SEO em 4 grandes grupos:

  • On-Page
  • Conteúdo
  • Link Building
  • Planejamento e Acompanhamento.

 

Ferramentas SEO: On-Page

As ferramentas de SEO que vou listar nesta primeira parte do artigo são para auxiliar os analistas a encontrarem problemas e oportunidades relacionadas ao código-fonte do site, velocidade de carregamento, problemas no servidor, etc.

Web Developer (extensão para browser)

URL: http://chrispederick.com/work/web-developer/

Esta ferramenta SEO possui dezenas de recursos para quem trabalha com SEO e desenvolvimento Web. Abaixo listo aqueles que utilizo com maior frequência:

  • Validação de hierarquia de heading tags
  • Testes de montagem da página sem o Javascript
  • Visualização rápida de atributos das imagens

Woorank

URL: https://www.woorank.com/pt

Para quem ainda não tem muita experiência ou quer fazer uma análise rápida sobre os principais elementos On-Page, esta ferramenta SEO é a ideal para ajudar nesta tarefa.

Nesta ferramenta são analisados mais de 70 pontos da página, passando desde o title da página até a validação para dispositivos móveis.

Google Search Console

URL: https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR

Ferramenta SEO indispensável para começar a analisar um site. Costumo dizer que o Google Search Console (antigo Webmaster Tools) é o braço direito do analista SEO, pois através dele conseguimos ver muitas informações sobre como o Google está enxergando nosso site.

Para a parte de SEO On-Page cito algumas funcionalidades interessantes:

  • Title e Descriptions duplicados
  • Links que apontam para o site
  • Verificar erros de rastreamento
  • Validar como o Googlebot lê suas páginas
  • Testar robots.txt
  • Enviar Sitemaps
  • Análise das buscas que seu site aparece

Estas são apenas algumas funcionalidades que esta ferramenta oferece. É muito importante acessar esta ferramenta com frequência para acompanhar a saúde do seu site.

Bing Webmaster Tools

URL: http://www.bing.com/toolbox/webmaster

Similar ao Google Search Console, o Bing também oferece uma ferramenta bem completa para o analista acompanhar como o Bing está lendo o seu site. Lembre-se que em seu nicho podem existir pessoas que utilizam o Bing e ele seja uma ótima fonte de tráfego.

Web-Sniffer

URL: http://web-sniffer.net/

Utilize esta ferramenta para saber qual é o Status HTTP que uma página retorna ou como está sendo montado o cabeçalho de carregamento de uma página.

Inclusive gravei um vídeo falando sobre como fazer este tipo de validação utilizando o Web-Sniffer, Google Chrome e o Seach Console.

Pagespeed Insights

URL: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Nesta ferramenta você podemos validar como está a velocidade de carregamento de nossas páginas. E não é só isso, além de saber quais são os problemas o próprio Google te indica como fazer a correção deles.

Além do quesito velocidade, também recebemos uma avaliação de como está o desempenho do site em sua versão mobile. Lembre-se que desde 21 de Abril de 2015 ter um site mobile se tornou um fator de ranqueamento para as buscas feitas em dispositivos móveis.

Webpagetest

URL: http://www.webpagetest.org/

A Webpagetest é uma ferramenta SEO fantástica quando estamos em busca de aprimorar nosso o tempo de carregamento de um site. Nesta ferramenta nós conseguimos alguns quesitos a mais que a o Pagespeed Insights não mostra de forma clara, como por exemplo o tempo e ordem que cada um dos arquivos carrega na página entre muitas outras coisas.

Recomendo sempre utilizar ambas as ferramentas ao analisar o tempo de carregamento de seu site.

Hotjar

URL: https://www.hotjar.com/

Com a ferramenta Hotjar é possível criar um mapa de calor das páginas do seu site e com isso saber quais são as áreas mais quentes e com isso melhorar a usabilidade da mesma.

Além do heatmap é possível gravar vídeos de usuários reais que acessam seu site e com isso entender o seu comportamento e providenciar melhorias de usabilidade.

Lembre-se que uma das formas de aumentar o seu ROI é melhorando a sua taxa de conversão e a usabilidade do site está diretamente relacionada a isso.

 

Ferramentas SEO: WordPress

Decidi criar um tópico com 3 ótimos plugins para WordPress que realmente fazem a diferença na hora de otimizar um site.

Yoast SEO

URL: https://wordpress.org/plugins/wordpress-seo/

Quer ter a certeza de que o seu site em WordPress possui todos os recursos básicos para ter um bom SEO On-Page? Então instale este plugin, pois ele fará toda a configuração necessária e disponibilizará diversos recursos para você otimizar ainda mais seu site ou blog.

BJ Lazy Load

URL: https://wordpress.org/plugins/bj-lazy-load/

Para otimizar o tempo de carregamento das imagens em seu site eu recomendo a utilização do BJ Lazy Load. Com este plugin as imagens carregam de uma forma que melhora a experiência do usuário e deixa o carregamento mais ágil.

W3 Total Cache

URL: https://wordpress.org/plugins/w3-total-cache/

Um dos plugins mais conhecidos quando o assunto é aproveitar melhor o cache de um site. Quando estiver trabalhando a otimização do tempo de carregamento do seu WordPress, lembre-se de utilizar este plugin.

 

Ferramentas SEO: Conteúdo

Para criar conteúdo de qualidade é importante saber quais termos vamos trabalhar e criar conteúdo de qualidade. Abaixo separei algumas ferramentas SEO para auxiliar no processo de criação de conteúdo para seu site.

Google Keyword Planner / Planejador de Palavras-Chave

URL: https://adwords.google.com.br/KeywordPlanner

Claro que em nossa lista de Ferramentas SEO não poderia faltar o Planejador de Palavras-Chave (Google Keyword Planner). Com esta ferramenta podemos verificar qual o volume de buscas que uma palavra possui no Google e com isso traçar nossas estratégias.

Google Trends

URL: https://www.google.com/trends/

Com o Google Trends é possível saber como está a tendência de um termo nas buscas do Google. Você pode descobrir se o interesse por esta busca vem aumentando ou diminuindo com o passar do tempo e também de acordo com uma determinada região do planeta.

Além de poder descobrir alguns outros termos relacionados a sua keyword alvo.

Ubbersuggest

URL: https://ubersuggest.io/

Existem milhares de combinações de buscas que podem ser feitas com a sua palavra-chave. Para saber as principais combinações utilize a Ubbersuggest. Esta ferramenta SEO vai te mostrar as 10 combinações mais pesquisadas no Google para cada letra do alfabeto.

Com certeza é uma fonte riquíssima para quem está querendo expandir sua lista de palavras-chave.

Keyword Tool

URL: http://keywordtool.io/

Outra ferramenta que utiliza as sugestões de termos mais buscados do Google para te mostrar uma lista de palavras-chave. Se você está criando sua lista de palavras-chave, lembre-se de utilizar esta ferramenta.

CopyScape

URL: http://www.copyscape.com/

Quer saber se uma página possui conteúdo duplicado ou conteúdo copiado? Então utilize o CopyScape. Basta incluir uma URL e após a validação você saberá se o conteúdo também existe em outras páginas pela internet.

Plagium

URL: http://www.plagium.com/

Você quer saber se um texto que vai publicar em seu site já existe em outras páginas pela internet? Então utilize a ferramenta Plagium.

Se você recebe artigos, matérias e post para publicar em seu site, pode utilizar esta ferramenta antes de publicar e assim ter a certeza de ter um conteúdo original em mãos.

Google Search Console

URL: https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR

Esta ferramenta já foi citada na parte de ferramentas SEO On-Page, mas precisamos destacar o relatório Search Analitycs. Nele é possível identificar quais são os termos para os quais o seu site já aparece nas buscas e com isso selecionar alguns termos para os quais você pode melhorar o seu conteúdo visando aumentar a visibilidade de seu site.

Dica Extra

Gravei um vídeo explicando o meu processo para criar conteúdo de qualidade e otimizado. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wtYgsnXa5cw

 

Ferramentas SEO: Link Building

Open Site Explorer

URL: https://moz.com/researchtools/ose/

Com a Open Site Explorer desenvolvida pela empresa MOZ você pode verificar qual é o Domain Authority e Page Authority de um site. Esta é uma métrica disponibilizada pela MOZ para que possamos validar a sua relevância.

Gravei um vídeo falando sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=3hXoFPTS-So

Xenu Link Sleuth

URL: http://home.snafu.de/tilman/xenulink.html

Em um primeiro momento o site para fazer o download desta ferramenta SEO pode te assustar, mas saiba que ela é uma ferramenta muito poderosa.

Com esta ferramenta você pode fazer a análise de um site em busca de links quebrados. Faça esta verificação em sites que você enxerga potencial para ganhar links e ao detectar links quebrados sugira que o mesmo seja corrigido apontando um link para o site que você está otimizando.

Ahrefs

URL: https://ahrefs.com/

Com a Ahrefs é possível identificar os links que um site vem ganhando com o passar do tempo e de quais domínios eles vêm. Estas informações ajudam você a saber como estão o seu perfil de backlinks e também para saber onde seus concorrentes estão ganhando links.

Além dos links você também saberá se eles são do tipo DoFollow e quais são os textos âncora mais utilizados.

Majestic

URL: https://pt.majestic.com/

Esta ferramenta funciona de forma similar a Ahrefs, onde podemos saber os backlinks que um site recebe, informações de texto âncora, etc.

 

Ferramentas SEO: Planejamento e Acompanhamento

Toda boa estratégia de SEO começa com o planejamento e continua através de forma constante através do acompanhamento. Abaixo separei as principais ferramentas que você pode utilizar para montar o seu planejamento de SEO.

SEM Rush

URL: https://www.semrush.com/

A SEM Rush é uma das ferramentas mais conhecidas dentro do mercado de SEO e não é para menos. Nela conseguimos fazer uma análise de como um site está aparecendo nas buscas orgânicas, acompanhar sua evolução, comparar com concorrentes e muito mais.

Você pode testar a ferramenta de forma gratuita, mas para ter acesso a todos os recursos você precisará ter acesso a versão paga.

Similarweb

URL: https://www.similarweb.com/

Uma das partes de um planejamento é analisar a concorrência e com a SimilarWeb você verá uma estimativa de como está o tráfego dos seus concorrentes.

Google Analytics

URL: https://analytics.google.com/

O Google Analytics provavelmente é a ferramenta mais famosa de todas quando o assunto é acompanhar métricas de um site. É uma ferramenta completa que auxilia o analista SEO a saber de onde estão vindo seus acessos, quais páginas estão engajando com seus usuário, quais páginas mais convertem e muito mais.

 

Conclusão

Estas são as ferramentas SEO que eu utilizo no meu dia a dia. Tenho certeza que com estas ferramentas SEO você conseguira ter acesso as informações necessárias para criar suas estratégias de SEO e levar o seu site para as primeiras posições nas buscas.

Se você utiliza alguma outra ferramenta, deixe abaixo nos comentários.

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Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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