O que 7 anos trabalhando com SEO me ensinaram

No momento em que escrevo este post já estou com 7 anos de experiência trabalhando com SEO. É incrível quando olho para trás e vejo como este mercado mudou.

Em 2010, quando cuidava dos meus primeiros clientes, com poucos ajustes em código-fonte já era possível conseguir as primeiras posições para vários termos.

Algum tempo depois chegou o primeiro grande update do Google, ele tinha um nome de animal e mal sabia eu que viriam muitos outros. O Panda causou grande impacto, mas quem estava antenado e sabia preparar um bom conteúdo aproveitou bem esta atualização.

Daí para frente foram vários bichos (updates) e muita coisa mudou (e continua mudando).

Analisando o mercado a tanto tempo, listei alguns pontos que fazem total diferença nos dias atuais:

Atenção aos detalhes

É incrível como ainda em 2018 vemos sites sendo otimizados e muita coisa básica ainda sendo negligenciada, como um código-fonte fácil para o Google entender, uma boa linkagem interna apontando quais são as páginas mais relevantes, entre tantas outras coisas que enquadro como melhorias On-Page.

Saiba que estes pequenos detalhes técnicos ainda fazem diferença. E este é um dos ensinamentos que aprendi com esses 7 anos: cada detalhe importa.

Experiência do usuário

Outra coisa que aprendi é que um bom profissional de SEO precisa entender de várias coisas e não “apenas de SEO”. E uma coisa que é importante de se aprender é sobre a Experiência do Usuário ao entrar em seu site.

Quando trazemos um visitante para um site através do Google ele precisa conseguir navegar facilmente, e o principal de tudo é que a página conduza este visitante para executar a ação esperada, seja ela uma compra, um preenchimento de formulário ou a visita de uma segunda página.

Análise de dados

Saber analisar dados é uma habilidade que com certeza é um dos maiores diferenciais que um profissional de SEO pode desenvolver. E quando me refiro à análise de dados não estou falando sobre saber ver os dados de acesso através do Google Analytics.

É importante saber cruzar os dados de diferentes relatórios e ferramentas, por isso saber mexer com Planilhas é um trunfo na manga de todo profissional de Marketing Digital.

Ajudar o usuário

Com o avanço da internet para dispositivos móveis, principalmente se tratando de smartphones, o Google tem atualizado seu algoritmo com uma regra de ouro: Ajudar o usuário a concluir uma ação.

Com a facilidade de fazer uma busca sempre que precisar através do smartphone, sempre que surge qualquer dúvida ou problema é a ele que o usuário vai recorrer e com uma simples busca, o Google vai entregar a melhor resposta (entenda página da internet) para ajudar o usuário a completar a ação que está sendo executada.

Isso é o que o próprio Google tem chamado de micro-momentos. Podemos dividi-los, basicamente, entre:

  • Eu quero saber
  • Eu quero ir
  • Eu quero fazer
  • Eu quero comprar

Se o seu site auxiliar muito bem os usuários nestes quesitos, você terá grandes chances de posicionamento.

Faça o site para pessoas e não para o Google

Pegando o gancho do último tópico temos que lembrar que os sites são feitos para pessoas e não para o Googlebot.

Existem sites que são tão “otimizados” que somente um robô consegue entendê-lo e, mesmo que a primeira posição seja alcançada, há grandes chances de seu site ser considerado uma grande porcaria.

Quanto maior a diversidade maior o aprendizado

Se você é um profissional de SEO, tenho uma dica de ouro para você: Trabalhe com o máximo de nichos que conseguir enquanto estiver aprendendo (se é que em algum dia paramos de estudar).

Quando você tem a oportunidade de trabalhar em diferentes mercados, descobre que certas técnicas que você aplica em um site não vão funcionar em outro, e é nesta hora que seu conhecimento vai se expandindo e cada vez mais você aprende como melhor utilizar cada técnica de otimização.

Conclusão

Resumindo o que aprendi nestes 7 anos trabalhando com SEO, destaco:

  • Não negligencie os pequenos detalhes
  • Concentre-se na experiência do usuário
  • Tome decisões baseado em dados e não em achismos
  • Ajude sempre seu visitante a concluir uma ação
  • Faça site para pessoas e não para robôs
  • Aproveite cada experiência para expandir seus conhecimentos

E você o que aprendeu na sua jornada no mercado de SEO?
Deixe seu comentário aí abaixo.

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Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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