No momento em que escrevo este post já estou com 7 anos de experiência trabalhando com SEO. É incrível quando olho para trás e vejo como este mercado mudou.
Em 2010, quando cuidava dos meus primeiros clientes, com poucos ajustes em código-fonte já era possível conseguir as primeiras posições para vários termos.
Algum tempo depois chegou o primeiro grande update do Google, ele tinha um nome de animal e mal sabia eu que viriam muitos outros. O Panda causou grande impacto, mas quem estava antenado e sabia preparar um bom conteúdo aproveitou bem esta atualização.
Daí para frente foram vários bichos (updates) e muita coisa mudou (e continua mudando).
Analisando o mercado a tanto tempo, listei alguns pontos que fazem total diferença nos dias atuais:
Atenção aos detalhes
É incrível como ainda em 2018 vemos sites sendo otimizados e muita coisa básica ainda sendo negligenciada, como um código-fonte fácil para o Google entender, uma boa linkagem interna apontando quais são as páginas mais relevantes, entre tantas outras coisas que enquadro como melhorias On-Page.
Saiba que estes pequenos detalhes técnicos ainda fazem diferença. E este é um dos ensinamentos que aprendi com esses 7 anos: cada detalhe importa.
Experiência do usuário
Outra coisa que aprendi é que um bom profissional de SEO precisa entender de várias coisas e não “apenas de SEO”. E uma coisa que é importante de se aprender é sobre a Experiência do Usuário ao entrar em seu site.
Quando trazemos um visitante para um site através do Google ele precisa conseguir navegar facilmente, e o principal de tudo é que a página conduza este visitante para executar a ação esperada, seja ela uma compra, um preenchimento de formulário ou a visita de uma segunda página.
Análise de dados
Saber analisar dados é uma habilidade que com certeza é um dos maiores diferenciais que um profissional de SEO pode desenvolver. E quando me refiro à análise de dados não estou falando sobre saber ver os dados de acesso através do Google Analytics.
É importante saber cruzar os dados de diferentes relatórios e ferramentas, por isso saber mexer com Planilhas é um trunfo na manga de todo profissional de Marketing Digital.
Ajudar o usuário
Com o avanço da internet para dispositivos móveis, principalmente se tratando de smartphones, o Google tem atualizado seu algoritmo com uma regra de ouro: Ajudar o usuário a concluir uma ação.
Com a facilidade de fazer uma busca sempre que precisar através do smartphone, sempre que surge qualquer dúvida ou problema é a ele que o usuário vai recorrer e com uma simples busca, o Google vai entregar a melhor resposta (entenda página da internet) para ajudar o usuário a completar a ação que está sendo executada.
Isso é o que o próprio Google tem chamado de micro-momentos. Podemos dividi-los, basicamente, entre:
- Eu quero saber
- Eu quero ir
- Eu quero fazer
- Eu quero comprar
Se o seu site auxiliar muito bem os usuários nestes quesitos, você terá grandes chances de posicionamento.
Faça o site para pessoas e não para o Google
Pegando o gancho do último tópico temos que lembrar que os sites são feitos para pessoas e não para o Googlebot.
Existem sites que são tão “otimizados” que somente um robô consegue entendê-lo e, mesmo que a primeira posição seja alcançada, há grandes chances de seu site ser considerado uma grande porcaria.
Quanto maior a diversidade maior o aprendizado
Se você é um profissional de SEO, tenho uma dica de ouro para você: Trabalhe com o máximo de nichos que conseguir enquanto estiver aprendendo (se é que em algum dia paramos de estudar).
Quando você tem a oportunidade de trabalhar em diferentes mercados, descobre que certas técnicas que você aplica em um site não vão funcionar em outro, e é nesta hora que seu conhecimento vai se expandindo e cada vez mais você aprende como melhor utilizar cada técnica de otimização.
Conclusão
Resumindo o que aprendi nestes 7 anos trabalhando com SEO, destaco:
- Não negligencie os pequenos detalhes
- Concentre-se na experiência do usuário
- Tome decisões baseado em dados e não em achismos
- Ajude sempre seu visitante a concluir uma ação
- Faça site para pessoas e não para robôs
- Aproveite cada experiência para expandir seus conhecimentos
E você o que aprendeu na sua jornada no mercado de SEO?
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