Otimização de Âncoras HTML

Neste post vou ensinar como exibir as âncoras HTML de suas páginas na snippet do Google.

Texto Âncora

O que são Âncoras HTML?

São links criados em uma página que levam para uma parte específica do conteúdo da mesma. São muito utilizadas quando se possuí um conteúdo muito extenso e se deseja criar atalhos para pontos específicos.

Para criar uma âncora HTML você deve adicionar uma tag <a> com o atributo name. O conteúdo deste atributo é a sua âncora. Para acessá-lo você deverá criar um link onde o atributo href estará preenchido com #nome-da-ancora.

Exemplo:
<a name=”topo”></a>
<a href=”#topo”>Topo</a>

Em nossa página do Curso de SEO você encontra um exemplo funcionando.

Como indexar Âncoras HTML?

Para que suas âncoras HTML sejam indexadas corretamente pelo Google e sejam exibidas na snippet é preciso seguir alguns passos.

Criando a Âncora

Adicione uma tag H2 no local desejado. Preencha-a com o texto que deseja exibir na página e com sua tag <a> e o atributo name devidamente preenchido.

Exemplo:
<h2><a name=”estrategiasdeseo”></a>Estratégias de SEO</h2>

Criando o link para Âncora

Para fazer a chamada da âncora HTML crie uma tag <a> com o parâmetro href preenchido com o nome da âncora e o texto que deseja exibir no Google.

Exemplo:
<a href=”#estrategiasdeseo”>Estratégias de SEO</a>

Pronto!

Assim que o Google indexar a sua página ele identificará que sua ela possui âncoras HTML e caso alguém pesquise pelos termos contidos na página e estes estão abaixo da âncora a sua snippet será exibida da seguinte forma:

Snippet Google Âncora

Veja que agora é possível acessar diretamente o trecho de conteúdo que ancoramos. Para ver a snippet acima pesquise: Curso de SEO Estratégias.

Benefícios

Um dos principais benefícios é que o usuário não precisa ficar procurando em que parte do texto encontra-se a informação que ele pesquisou, pois é levado diretamente para ela.

Sua snippet também fica mais chamativa e é possível abordar um conteúdo de forma completa, mesmo que o conteúdo fique extenso, pois o usuário consegue encontrar o trecho específico através do Google.

Picture of Daniel Imamura
Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
Rolar para cima