Por diversas vezes posts antigos começam a ranquear bem nas buscas. Logo queremos ficar mais bem posicionados e descobrimos que ainda é possível falar mais sobre o assunto. Então somos surpreendidos pela seguinte questão: Escrever um novo post sobre o assunto ou otimizar o post antigo?
Particularmente recomendo editar o post antigo pelos seguintes motivos:
- URL já indexada
- Provavelmente já existem links apontando para este post
- A idade da página por diversas vezes contribui para o bom posicionamento, mas lembre-se que em alguns casos, como em sites de notícias, é mais relevante a informação mais nova, logo a melhor opção é um novo post.
Com o Google Panda, quanto mais completo for o seu conteúdo melhor. Então, procure abordar tudo sobre o assunto, adicione imagens, vídeos, recomendo até mesmo outros tipos de mídias como uma apresentação do SlideShare e arquivos para download.
Não deixe de ler o post Webwriting: dicas de como escrever bem para web.
No caso de blogs que usam o WordPress, é possível utilizar facilmente URL Amigável. Se você optou por não utilizar a data para compor a URL aqui vai uma dica caso deseje colocar este “novo post” na frente dos demais na listagem.
Exclua o post antigo e recrie-o utilizando a mesma URL. Desta forma você não perderá o Link Building que já foi criado e nem precisará se preocupar com indexar do zero este post, afinal a URL já esta indexada pelos buscadores.
Se você não usa um CMS (Content Management System – Sistema Gerenciador de Conteúdo) e não tem esta flexibilidade para alterar a URL recomendo que você crie um novo post completo e faça um redirecionamento 301 do post antigo para o novo. Desta forma toda a relevância da página antiga será transmitida para a nova e os impactos da mudança serão mínimos.
Sendo assim, você só precisará aguardar que o buscador atualize o conteúdo do seu post em seus servidores. Outra dica para acelerar este processo é utilizar as redes sociais.
Para esta estratégia funcionar ainda melhor, recomendo você remover as datas de seus posts e comentários, pois, segundo estudos feitos pela equipe da MestreSEO, isso favorece a visitação por parte dos usuários e faz com que os buscadores não consigam identificar a data de publicação do post.
Um post que apliquei este procedimento foi o que fala sobre o Analista de SEO. Originalmente o post ranqueava bem, mas o conteúdo era muito pobre. Constantemente adiciono novas informações para deixar o conteúdo melhor e graças a isso hoje se você procurar Analista de SEO no Google este post aparece entre as primeiras posições.
Agora que você já sabe como reciclar posts antigos, mãos a obra!