Não existe um sistema perfeito, totalmente seguro. Você sabe por quê?
O elemento mais vulnerável de qualquer sistema é o ser humano. O qual possui traços comportamentais e psicológicos que o torna suscetível a ataques de engenharia social.
A engenharia social consiste em práticas utilizadas para obter informações importantes ou sigilosas de organizações ou sistemas, através da habilidade do engenheiro social em enganar e explorar pessoas.
O engenheiro social pode utilizar-se dos mais diversos artifícios para obter informações de um individuo como, por exemplo, a cortesia, a amizade, elogios, persuasão, etc.
Através destes artifícios o enganador faz um levantamento de diversas informações que futuramente poderão ajudá-lo no momento do ataque ao sistema.
Até mesmo o que é descartado como lixo pode ser utilizado pelo enganador. Imagine um manual descartado de um sistema. Nas mãos erradas é uma arma poderosíssima.
Agora você deve estar se perguntando: “Como vou me defender destas pessoas? Não posso mais confiar em ninguém?”
Calma, você já fez o primeiro passo para se defender. Descobriu como os enganadores agem.
O próximo passo é saber o valor das informações que você manipula e começar a protegê-las da melhor forma possível.
Comece por não utilizar senhas com datas de aniversário, números sequenciais, cor favorita, etc. Procure criar senhas mais complexas, que são as chamadas senhas fortes. Estas senhas são compostas por letras, números e caracteres especiais. Sempre que possível utiliza uma neste padrão. Outra dica é troca suas senhas com certa regularidade.
Se você tem o habito de utilizar computadores públicos, como em lan houses, evite acessar sites de banco, sempre utilize a função “logout” dos sites antes de fechar o navegador e sempre lembre-se de excluir seus dados de navegação e cookies.
Uma prática muito comum nas empresas é que o Administrador do sistema não tem acesso às senhas dos demais usuários, quando um funcionário é desligado da empresa seus acessos ao sistema são imediatamente bloqueados ou até mesmo excluídos.
Agora você já tem algumas dicas para se prevenir contra a Engenharia Social. Caso conheça mais alguma, compartilhe-a conosco.