O vídeo acima mostra como alguns profissionais, principalmente os mais experientes, se sentem, mas percebo que existem alguns sintomas que são diferentes para os jovens profissionais da geração Y.
Estes jovens normalmente querem ingressar em uma carreira e subir rapidamente de cargo, muitas vezes não escolhem se quer o curso que mais combina com suas aptidões, simplesmente escolhem uma carreira que acham que vão ficar ricos em poucos anos. Mas infelizmente uma carreira de sucesso não acontece exatamente desta maneira e alguns jovens sentem-se frustrados, desmotivados e sem saber o que fazer com o futuro da sua carreira. Para que isto não aconteça é necessário algum planejamento e muito esforço e dedicação.
Na área de TI ainda existe a questão de que o profissional terá que estar em constante aprimoramento, uma vez que as tecnologias evoluem muito rapidamente. Para isto o mesmo terá que fazer cursos e tirar certificações, que na área de TI tem certo peso no currículo. Você pode conferir alguns números que provam a relação existente entre o estudo e o salário neste post que fiz: “Estudo, salário e carreira”.
O vídeo a seguir mostra a realidade dos profissionais de TI.
Mas e quando isto já aconteceu? Fiz escolas sem pensar… E agora?
Certamente alguns jovens estão se pergunto isso agora.
Calma! Seu caso ainda tem solução. Pois você ainda tem tempo para trocar de curso ou ainda fazer uma nova graduação ou especialização. Mas desta vez é bom planejar bem antes de tomar qualquer atitude. Analise quais profissões o seu curso ou especialização pode proporcionar, confira se elas estão de acordo com os seus novos planos, tanto a curto quanto em longo prazo.
A única coisa que você não poderá ter é medo de tentar, senão provavelmente você se tornará um profissional parecido com o que vimos no vídeo.