Só a visita basta?

Agora que já sabemos à hora e o local de buscar o visitante devemos aprender a fazer com que ele navegue em nosso site. Simplesmente entrar e sair da página nos gera uma taxa de rejeição muito grande e dependendo do objetivo do site o que queremos na verdade é que o usuário navegue por mais tempo e acabe convertendo em diversos resultados sendo eles uma venda no caso de um e-commerce ou a utilização de um formulário de contato.

Cálculo da taxa de rejeição (bounce rate)
Taxa de visitantes que deixam o seu site sem visitar outra página (além daquela que ele entrou) dividida pelo número total de visitantes dessa página. (fonte: MestreSEO)

Então para diminuir esta taxa de rejeição precisamos oferecer diversos meios para que o visitante navegue por outras páginas.

Alguns exemplos:

  • Links relacionados
  • Menus com links para outras páginas
  • Caixas de busca

Quando ajustarmos isso provavelmente o tempo de permanência no site vai aumentar.

Estratégia com base no comportamento do visitante

Verifique o horário que o seu visitante permanece mais tempo em seu site:

Tempo no site

Compare com a taxa de rejeição:

Taxa de Rejeição

Se ambos forem compatíveis (maior permanência e menor taxa de rejeição), verifique a quantidade de acessos:

Visitas por hora

Se este não for o momento de mais acessos, podemos começar a trabalhar por aqui, pois neste horário sabemos que as visitas são de melhor qualidade.

Os visitantes deste horário têm permanecido mais tempo lendo seu conteúdo e também tem visto mais páginas em cada acesso. Por este motivo vamos procurar intensificar nossas ações neste horário e tentar aumentar a visitação de pessoas com este mesmo perfil.

Como regra geral busque sempre diminuir inicialmente a taxa de rejeição, consequentemente o tempo de navegação vai aumentar e em seguida busque aumentar a quantidade de acessos do período.

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Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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