Agora que já sabemos à hora e o local de buscar o visitante devemos aprender a fazer com que ele navegue em nosso site. Simplesmente entrar e sair da página nos gera uma taxa de rejeição muito grande e dependendo do objetivo do site o que queremos na verdade é que o usuário navegue por mais tempo e acabe convertendo em diversos resultados sendo eles uma venda no caso de um e-commerce ou a utilização de um formulário de contato.
Cálculo da taxa de rejeição (bounce rate)
Taxa de visitantes que deixam o seu site sem visitar outra página (além daquela que ele entrou) dividida pelo número total de visitantes dessa página. (fonte: MestreSEO)
Então para diminuir esta taxa de rejeição precisamos oferecer diversos meios para que o visitante navegue por outras páginas.
Alguns exemplos:
- Links relacionados
- Menus com links para outras páginas
- Caixas de busca
Quando ajustarmos isso provavelmente o tempo de permanência no site vai aumentar.
Estratégia com base no comportamento do visitante
Verifique o horário que o seu visitante permanece mais tempo em seu site:
Compare com a taxa de rejeição:
Se ambos forem compatíveis (maior permanência e menor taxa de rejeição), verifique a quantidade de acessos:
Se este não for o momento de mais acessos, podemos começar a trabalhar por aqui, pois neste horário sabemos que as visitas são de melhor qualidade.
Os visitantes deste horário têm permanecido mais tempo lendo seu conteúdo e também tem visto mais páginas em cada acesso. Por este motivo vamos procurar intensificar nossas ações neste horário e tentar aumentar a visitação de pessoas com este mesmo perfil.
Como regra geral busque sempre diminuir inicialmente a taxa de rejeição, consequentemente o tempo de navegação vai aumentar e em seguida busque aumentar a quantidade de acessos do período.