De acordo com o site Wikipédia, software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
Se quiser entender um pouco melhor essa definição recomendo que você acesse http://softwarelivre.org/portal/o-que-e. Neste site existe uma definição bem humorada e fácil de entender.
O Projeto Software Livre Brasil é uma rede social, mantida pela Associação Software Livre.org, que reúne universidades, empresários, poder público, grupos de usuários, hackers, ONG’s e ativistas pela liberdade do conhecimento. O objetivo é a promoção do uso e do desenvolvimento do software livre como uma alternativa de liberdade econômica e tecnológica.
No site da ASL você encontra links para diversos projetos e para um wiki.
Sempre que pesquisamos software livre vamos encontrar referencias para o Linux.
Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation. (Fonte: BR-Linux.org)
Se depois de ler tudo isso sobre software livre você sentiu uma vontade enorme de aprender mais, recomendo que você acesse http://www.vivaolinux.com.br/linux/ e leia TODOS os links disponibilizados nesta página.
Aqui você encontrará definições sobre Linux, sua história, aprenderá mais sobre distribuições, guias de estudos, aplicativos, comandos, etc.
Um dos meus seguidores no Twitter, @PinaATanurisS, indicou o seguinte link com diversos software livres que podemos utilizar em Linux! Confiram: http://worldofbit.com/wob/linux/lista-com-50-principais-aplicativos-para-o-linux.html
Espero ter trazido um pouco de luz sobre esse tema. Aguardo seus comentários para que possa escrever mais posts sobre este tema tão interessante!
Veja também:
MySQL Workbench
Por que usar Cloud Computing?