Testes de SEO: Desafio MestreSEO

Uma das dicas mais disseminadas na área de SEO é que você realize muitos testes para comprovar a efetividade de supostas estratégias.

Teste de SEO

Vale lembrar que um teste de SEO é acompanhado de diversas variáveis. Vejamos alguns exemplos:

  • Nicho de Mercado
    O que funciona em um nicho talvez não funcione em outro.
  • Concorrência
    Dependendo da concorrência existente para a keyword que se deseja trabalhar os efeitos podem ser diferentes.
  • Tamanho do site
    Certas estratégias podem funcionar para um pequeno site, mas talvez não para um grande portal de notícias.

Um case de testes recentes que posso compartilhar com vocês é o do desafio da MestreSEO.

Primeiramente vamos definir o cenário em que foi realizado o desafio.

Cenário

A keyword utilizada para o desafio nunca havia sido utilizada antes. Ela foi criada única e exclusivamente para o desafio, assim como o seu significado e contexto.

O nicho da keyword estaria mais próximo do que considero “História Maia” e não existia concorrência.

Utilizei meu blog para participar do desafio. No momento ele indicava PageRank 3 e seu assunto principal é SEO.

Estratégia

Uma vez que meu blog fala sobre SEO, resolvi falar sobre o desafio em si e não sobre o personagem.

Agora vamos aos testes propriamente ditos.

Pioneirismo sobre tema

Ser um dos primeiros a falar sobre o tema ajuda a ficar na frente de seus concorrentes. Criei meu post, com pouco conteúdo, diga-se de passagem, após uma hora e meia após o lançamento do desafio.

Um pouco mais tarde adicionei mais conteúdo e divulguei no Twitter, Facebook, Google Plus, Tumblr e Orkut.

Vale ressaltar que só havia texto no post.

Este fato fez com que eu ficasse em 2º lugar na SERP.

Imagens, vídeos, SlideShare

Adicionei uma galeria de imagens, um vídeo falando sobre o calendário Maia, links para arquivos PPS e PDF além de um SlideShare.

Um detalhe que vale ser mencionado é que adicionei algumas vezes a keyword nos atributos ALT das imagens.

Estes itens trouxeram bons resultados, especialmente o SlideShare.
Por algum tempo o SlideShare ficou bem ranqueado sozinho.
Aqui vai uma dica: Quando publicar seus slides, verifique se o texto que fica na parte inferior foi transcrito corretamente. Caso não tenha sido, tente alterar o tema de seus slides para algo mais simples, pois pode ser ele quem interferiu na transcrição.

Identificação de autor e vinculação da sua página do Google Plus ao seu site

Fiz alguns ajustes no On Page do meu blog e um deles foi à adição do link do meu perfil no Google Plus na assinatura dos posts acrescido do parâmetro rel=author.

Outra coisa foi à adição da indicação de que eu possuo uma página no Google Plus.

O procedimento esta disponível neste post: Dicas na utilização de Social Plugins

Variação nas keywords

Variei de diversas formas a keyword. Neste caso não existiam sinônimos, mas por via de regra você deve utilizar sinônimos em seu conteúdo para ranquear bem.

Sites que recomendo do Google Plus

Com a ajuda de alguns amigos adicionei o link para o post em diversos perfis do Google Plus na área de “Sites que Recomendo”.

Isso fez com que eu ganhasse até duas posições em questões de horas.

Linkagem Interna e Link Building

Criei outros posts e adicionei o link em páginas estratégicas dentro de meu próprio blog. Isto ajudou, mas o que realmente fez a diferença na reta final do desafio foi o Link Building.

Analisando os concorrentes das primeiras posições, percebi que eles tinham muito mais links externos apontando para seus posts do que eu, mas mesmo assim constatei que links em redes sociais, agregadores e diretórios funcionam muito bem para este cenário.

Conclusão
Valeu a pena participar do desafio, pois foi um estimulo a mais para melhorar o blog, fazer diversos testes de SEO e aprender muito mais.

Sendo assim recomendo a você criar seu próprio desafio e com isto fazer testes de SEO para ver se consegue alcança-los.

Mas sempre tome cuidado se for fazer algum teste de SEO em sites de clientes. O mais recomendado é ter um site só para testes de SEO, pois caso você seja punido não estará prejudicando ninguém e nem sua reputação junto aos clientes.

Então como dito no inicio do post fica a dica de praxe: Duvide de tudo e teste para ver com seus próprios olhos.

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Daniel Imamura
Daniel Imamura é um dos principais especialistas em SEO do Brasil, atuando na área há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, já trabalhou com grandes marcas, como Extra, Casas Bahia, Pontofrio e Portal Solar. Em 2020 e 2021, ele ganhou o Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital na categoria de SEO. Além disso, Daniel desenvolve diariamente um amplo trabalho educativo tanto no canal da Consultoria Digital no YouTube quanto em seu canal pessoal, Daniel Imamura, e também participa de um canal colaborativo, o SEO de Pijama. Como se não bastasse, ele já realizou diversas palestras ao redor do Brasil e ministra cursos de SEO (nas modalidades presencial e on-line), já tendo formado milhares de alunos.
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